Basta pesquisar no banco de dados disponibilizado na página do programa para saber se o atleta está apto e qual a categoria de bolsa a que tem direito.
O sistema do Programa Bolsa Atleta conta com uma novidade para ajudar os atletas a fazerem suas inscrições em 2025. O Ministério do Esporte disponibilizou em seu site uma ferramenta de inteligência que possibilita a checagem de dados sobre resultados e atletas que estão aptos a receberem o benefício.
Na página do Programa Bolsa Atleta, no portal do Ministério do Esporte, é possível acessar o banco de dados por meio da ferramenta disponível neste link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYzZlMmEzYmQtNGJmYi00ODFhLThkOTMtYzg2YjZmOGMyOWFhIiwidCI6IjU4YTYxMmI4LTQ1ZmQtNDc0YS1iNjBiLWU2OTk0YzZhYmZhMiJ9
Depois de entrar, basta escrever na barra de pesquisa o nome do possível beneficiário. O sistema vai mostrar os resultados que o atleta conquistou durante o período válido e também vai indicar as categorias de bolsa a que o atleta tem direito.
É importante lembrar que, caso o atleta não encontre seu nome na lista, mas acredite que tenha resultado válido para pleitear a bolsa, ele deve contatar a confederação de sua modalidade, que é responsável por indicar os eventos e passar a lista de atletas com resultados válidos.
Após certificar-se que seu nome consta no sistema, o atleta poderá entrar na área restrita e fazer sua inscrição no Programa.
O Programa Bolsa Atleta, mantido pelo governo brasileiro desde 2005, é um dos maiores programas de incentivo direto ao atleta do mundo. O público beneficiário são atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.
E fique de olho pra não perder o prazo:
- As inscrições on-line estão abertas e vão até o dia 24 de fevereiro.
- A primeira lista de contemplados está prevista para ser publicada entre os dias 22 e 25 abril.
- Para a seleção de atletas das modalidades previstas no edital, consideram-se os resultados obtidos nas competições durante o ano de 2024.
- Entre os dias 19 e 23 de maio, será publicada a lista de atletas que obtiverem recurso deferido.
Com informações Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte