Por Agência de Notícias RBN
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil – Fonte: Bahia.ba
Durante evento em Recife (PE), neste sábado (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fala sobre suas joias e declara: “Vou pegar o conjunto de joias, que é meu. Vou leiloar essas joias e doar o valor arrecadado para a Santa Casa de Juiz de Fora (MG)”.
Embora não tenha especificado a quais joias se referia, o ex-presidente é investigado pela Polícia Federal (PF) em um processo que apura se houve tentativa de entrada ilegal no Brasil de joias doadas pela Arábia Saudita e supostas manobras fraudulentas para recuperá-las.
Na última quarta-feira (7), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o presidente Lula a ficar com um relógio Piaget, avaliado em R$ 80 mil, que foi incorporado ao seu acervo pessoal em 2005. O relator do caso, ministro Antonio Anastasia, apresentou parecer rejeitando um pedido de investigação feito pelo deputado federal Sanderson (PL/RS).
O relógio foi um presente do então presidente da França, Jacques Chirac, durante o primeiro mandato de Lula, na ocasião do Ano do Brasil na França. O objeto não foi incluído na lista de presentes entregue ao TCU em 2016, quando foi estabelecida a norma que define quais presentes são incorporados ao acervo da União e quais permanecem com o chefe do Executivo.