Por Agência de Notícias RBN
Nos dias 14 e 15 de maio, a Secretária de Educação, Deusângela Campos Bacelar e as Coordenadoras, Rosemeire Nunes e Tasciella Carvalho, estiveram presentes na Formação Continuada e Assinatura do Termo de Adesão do Programa Escolas das Adolescências, o evento aconteceu no Hotel Fiesta, em Salvador.
A formação continuada visa melhorar a compreensão das ofertas educativas, abordando questões como permanência e evasão escolar, além de aprimorar a gestão da aprendizagem. Isso envolve capacitar os técnicos das secretarias na análise e no acompanhamento das avaliações educacionais, fortalecendo, assim, as políticas educacionais do Estado da Bahia.
Também na ocasião, as equipes técnicas conheceram casos mundiais envolvendo recomposição das aprendizagens, analisaram, discutiram e pensaram em maneiras criativas para desenvolver a proposta nos seus territórios. A adaptação foi feita com base na análise do perfil do estudante, do professor, recursos disponíveis, característica local e territorialidade.
“Esta formação é muito importante porque nos ajuda a descobrir estratégias para trabalhar no município. Quando chegamos percebi que as angústias não são só minhas, nem só do município de Glória, mas de todos. O formato foi muito interessante, a troca foi muito boa e a minha expectativa é que continue sendo desse jeito”. Afirma, Deusângela Bacelar.
A formação, que acontece em 03 etapas anuais (2024-2026), terá carga horária de 104h (por etapa) e será realizada em formato híbrido.
A iniciativa, realizada em colaboração com os municípios e em parceria UNDIME, tem o objetivo de fortalecer o atendimento aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que representa a maior concentração de alunos, conforme o Censo Escolar 2023.