Por Agência de Notícias RBN
Paulo Afonso:
Nesta terça-feira (14), acontecerá a abertura da 1ª Copa Estudantil de Futebol, às 8h, no Campo Leônidas, localizado no Bairro dos Rodoviários. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Coordenação de Educação Física Escolar.
A copa vai reunir cerca de 400 alunos, que irão demonstrar o que aprenderam nas aulas de Educação Física e cada escola estará representando um país. A representação faz alusão aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, um projeto interdisciplinar. O momento ainda contará com apresentações, que serão realizadas pelos estudantes, sobre a cultura de cada país.
CPI ouve ex-árbitro suspeito de interferir em resultados de jogos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga manipulação de resultados do futebol e fraudes de apostas esportivas terá nesta segunda-feira (13) uma sessão secreta para ouvir o ex-árbitro de futebol Glauber do Amaral Cunha.
Há suspeitas de que o ex-árbitro tenha cobrado propina após interferência no resultado de um jogo do campeonato carioca. As suspeitas ganharam força com depoimento (também em sessão secreta) do dono do Botafogo, o empresário John Textor, em abril.
“A convocação de uma sessão secreta se faz necessária para proporcionar um ambiente no qual o depoente se sinta confortável para compartilhar detalhes cruciais sem receio de represálias ou comprometimento de sua segurança pessoal ou profissional. A confidencialidade é fundamental para garantir a cooperação total do depoente e para preservar a integridade do processo de investigação”, justificou o senador Carlos Portinho (PL-RJ), autor do requerimento em que é pedida a reunião secreta para ouvir o ex-árbitro.
Manipulação
Em depoimento, Textor reiterou aos parlamentares que tem provas sobre manipulação de partidas do Campeonato Brasileiro de futebol de 2022 e 2023. As denúncias constam, segundo ele, em análises de jogos da Good Game!, empresa francesa que avalia arbitragem com ajuda de inteligência artificial.
Durante a sessão secreta, o dono do Botafogo teria apresentado nomes de possíveis envolvidos, entre jogadores, árbitros e dirigentes. “Não venho com evidências de pagamentos em dinheiro. A nossa evidência diz como os jogos são manipulados e não o porquê, a motivação”, afirmou Textor sobre o tipo de denúncia.
“Não venho aqui para ganhar um troféu ou ser congratulado. O que nós descobrimos não é nada diferente do restante do mundo, Bélgica, França, toda a Europa. A manipulação de resultados [no esporte] é uma realidade, e devemos deixar nossa paixão de lado e o que ocorreu no ano passado pode ter ocorrido outras vezes”, acrescentou.
Textor também falou sobre a existência de um áudio que comprometeria um árbitro. O dono do Botafogo já havia declarado que clubes como São Paulo e Palmeiras teriam sido beneficiados, mas reforçou que não fazia acusação aos times nem aos seus dirigentes.
Fonte: Bahia.ba/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo
Com gol de jovem da base do Vitória, Itabuna vence Audax e lidera grupo da Série D
Foto: Rafael Abbehusen/Itabuna EC
O Itabuna assumiu a liderança do Grupo A6 da Série D do Campeonato Brasileiro no último domingo (12) após vencer o Audax, do Rio de Janeiro, por 1 a 0, em Pituaçu. O gol do triunfo do Dragão do Sul foi marcado pelo volante Edenílson aos 50 minutos do 2° tempo.
Edenílson é um dos jogadores da base do Vitória que foram emprestados para o Itabuna disputar a Série D depois da parceria firmada entre o time da capital e do interior baiano. O triunfo contra o Audax foi válido pela 3ª rodada do Grupo A6 e fez com que o Dragão chegasse aos sete pontos em três partidas. Até o momento, a equipe comandada pelo técnico Laelson Lopes, também do Sub-20 rubro-negro, está invicta com duas vitórias e um empate.
Contra o Audax, o Itabuna atuou com Cabral; Caíque, Roque, Renato (John) e Tenório; Edenilson, Breno e Rickelme (Manoel); Luis Miguel (Xande), Lawan e Ryan (Jonnathan). Desses, Cabral, Renato, Edenílson, Breno, Luís Miguel, Lawan, Manoel e John estão emprestados pelo Vitória.
A Portuguesa-RJ é a 2ª colocada com cinco pontos, seguida por Nova Iguaçu-RJ e Democrata-MG, com quatro pontos cada. Nesta segunda-feira (13), o Democrata enfrenta o Ipatinga e pode igualar a pontuação do Itabuna. Serra-ES (5°), Real Noroeste-SP (6°), Ipatinga-MG (7º) e Audax-RJ (8º) fecham a chave.
O próximo compromisso do Itabuna é no próximo sábado (18),contra a Portuguesa, no Rio de Janeiro. O duelo está marcado para às 18h30, no Estádio Luso-Brasileiro, e é válido pela 4ª rodada da Série D do Brasileirão.
Após 16 jogos na fase de grupos, os quatro primeiros colocados das oito chaves avançam para o mata-mata na fase de 16 avos de final da Série D. Os quatro semifinalistas garantem uma vaga na Série C de 2025.
Por Hugo Araújo/BN Esportes