Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do Governo Federal e que utilizam a parabólica tradicional para assistir às TV podem ter direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. A substituição é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
A instalação da nova parabólica digital é necessária para que os usuários não sofram com interferências no sinal de TV quando o 5G for ativado em sua região. Como a tecnologia vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá trocar seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku.O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena. “Os benefícios mais visíveis são novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. Os equipamentos, tanto a antena quanto o receptor, também são mais modernos. E a programação continua aberta, gratuita”, explica.
O eletricista Francisco Silva, morador do bairro Candeal, em Londrina, teve a sua nova antena instalada no último mês, e percebeu a diferença na qualidade do sinal. “A imagem e o som ficaram mais limpos. Outra vantagem é que agora tenho acesso à programação local e mais opções de canais. Me sinto mais informado, por dentro das notícias do meu estado”.
A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
Acesse o site www.sigaantenado.com.br