24 de maio de 2025

Não pare o som do Player, use o botão Voltar <- e Avançar -> do seu navegador

logo-275x210-1

Morre aos 86 anos Luiz de Deus, um dos maiores lideres políticos de Paulo Afonso

Postado por:

Morre na noite desta sexta, 23, aos 86 anos de idade, Luiz Barbosa de Deus, médico, ex-prefeito, ex-deputado estadual e federal e líder do grupo político que levou o seu nome por mais de quarenta anos em Paulo Afonso. Doutor Luiz, estava internado há dez dias, porém, foi nesta sexta que a informação veio a nota com o agravamento do seu quadro de saúde. Luiz de Deus comandou um grupo político que administrou Paulo Afonso por 32 anos, a metade da sua história, um feito raro na política.

Biografia

Filho de Celidone Válido de Deus e Carlina Barbosa de Deus, cursou o primário na Escola Rural e o ginásio no Ginásio Diocesano, em Penedo, e no Ginásio Jackson Figueiredo, em Aracaju, e o secundário no Colégio Nossa Senhora da Vitória Marista, em Salvador, 1958. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia no ano de 1964, com pós-graduação em Cirurgia no Hospital das Clínicas da UFBA. Em 1979, fez um curso de técnicas cirúrgicas abdominais e de cirurgias vasculares, no Amphithéâtre L’Anatomie des Hôpitaux, em Paris, tendo como professor Christian Cabrol, no ano de 1979. No mesmo ano, presta estágio no Center de Chirurgie Digestive do Hospital Saint-Antoine.

Exerceu vários cargos no Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, como os de chefe da Clínica Cirúrgica, do serviço de Cirurgia, do Serviço Médico Hospitalar e o de diretor, de 1975 a 1985. Casado com Juvandir Tenório Barbosa de Deus, teve cinco filhos: Celidone Luiz, Carlina Maria, Paulo Rodrigo, Luiz Antônio e Flávia Maria.

Carreira Política

1985: filia-se ao Partido da Frente Liberal.

1988: eleito prefeito de Paulo Afonso.

1994: eleito deputado estadual da Bahia.

1998: reeleito deputado estadual da Bahia.

2002: novamente reeleito deputado estadual da Bahia, com 53.526 votos.

2006: novamente reeleito deputado estadual, com 59.556 votos.

2010: candidato a deputado federal pelo Democratas fica na primeira suplência. Obteve 53.351 votos.

2013: assume mandato com a eleição de Antônio Carlos Magalhães Neto para prefeito de Salvador.

2015: filia-se ao Partido Social Democrático.

2016: eleito prefeito de Paulo Afonso, com 24.484 votos (43,29% dos votos válidos).

2020: Reeleito Prefeito de Paulo Afonso, com 23.015 votos (39,66% dos votos válidos)

Luiz de Deus nos seus dois últimos, dos três mandatos de prefeito de Paulo Afonso, viveu muitos momentos com problemas de saúde. Ainda no mandato iniciado em 2017, precisou afastar-se da gestão municipal por cerca de 100 dias para se submeter a cirurgia delicada em Salvador. Foi também alcançado pela Covid-19 duas vezes e esse mal deixa sequelas irreversíveis. No seu último mandato, iniciado em 2021, governou muito menos tempo do que desejava fazer. Desde fevereiro de 2023 foi afastado pelos médicos de sua atividade como prefeito, sendo substituído interinamente pelo vice-prefeito até que em 15 de agosto de 2024 renunciou ao cargo para dedicar-se inteiramente à busca da recuperação de sua saúde.

No início de 2023, ao solicitar licença do cargo de prefeito, foi protocolado na Câmara de Vereadores um atestado médico que detalhava seu estado de saúde. O documento informava que Luiz de Deus era portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, tremores, declínio cognitivo, episódios de queda e disautonomia — condição que afeta o equilíbrio e o funcionamento do sistema nervoso autônomo. Desde então, passou por várias internações hospitalares, com agravamento progressivo do quadro clínico.

Nesse dia 23 de maio de 2025, quando faltavam apenas 13 dias para o seu aniversário de 87 anos ele não mais resistiu e deixa sua família e seus milhares de amigos pauloafonsinos e outros que fez na Bahia, quando deputado estadual e federal, consternados, entristecidos pela sua partida.

Luiz de Deus também era um dos sócios da Radio Bahia Nordeste e ainda tinha uma amizade de décadas com seu grande amigo, Jota Matos, diretor da RBN, o qual sempre fez questão de exaltar a importância de Doutor Luiz, para a política de Paulo Afonso.

Luiz de Deus faleceu no Hospital Núcleo Vida e seu velório terá inicio á 1h da madrugada deste sábado e se estende ao longo do dia no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães. Hás 14h deste sábado ocorrerá uma missa de corpo presente e ás 16h o sepultado em cortejo que sairá pelas ruas da cidade em direção o Cemitério Padre Lourenço Tori.

A Família Rádio Bahia Nordeste se solidariza com a dor nesse momento tão difícil e agradece a Doutor Luiz por todo o seu legado construído ao longo destes anos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *