De acordo com o site alemão Footy Headlines, conhecido por antecipar com exclusividade novos uniformes de clubes e seleções, a Nike vai lançar um uniforme vermelho para a Seleção brasileira, que será usado na Copa do Mundo de 2026.
Ainda segundo o site, a nova camisa usará o logotipo Jordan (parceria da marca esportiva com o jogador e ícone do basquete Michael Jordan). Em 2016, a Nike já havia lançado uma camisa preta com mangas vermelhas usando o logo Jordan, que não foi usada em nenhum jogo da Seleção, marcando uma “colaboração” entre o jogador de basquete e Neymar Jr., atual atleta do Santos.
Como desta vez a camisa será utilizada em jogos oficiais, e ainda por cima em uma Copa do Mundo, já houve uma intensa reação à notícia. Galvão Bueno, em seu programa na TV Bandeirantes, afirmou que, se o lançamento da camisa vermelha for verdade, “será um crime contra a história da Seleção brasileira”.
A possibilidade de a cor da camisa, historicamente um símbolo de patriotismo, ser mais um elemento da polarização política no Brasil já se faz notar com o posicionamento de políticos de direita e esquerda nas redes sociais.
Marina Helena, que foi candidata à prefeita de São Paulo pelo Partido Novo, disse que o possível uniforme vermelho é “a cara da instituição [CBF] hoje: feudo da esquerda e do STF”. A deputada federal Natália Bonavides, do PT do Rio Grande do Norte, publicou uma foto usando uma camisa vermelha no X, com a legenda “acho que gostei dessa história da camisa vermelha da seleção”.
Mesmo entre a esquerda, porém, a cor vermelha não é unanimidade. O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no Congresso, não gostou da história. Também em uma publicação no X, escreveu que “as cores da nossa seleção não são uma ‘identidade ideológica’; elas representam o que nos distingue no mundo. (…) Qualquer cor diferente do verde, amarelo, branco e azul não se justifica.”
É bom ressaltar que o site Footy Headlines é conhecido por ser bastante confiável e possuir um histórico sólido quando antecipa camisas de times famosos, mas que também é comum que marcas esportivas repensem cores e desenhos antes do lançamento.
E, por incrível que pareça, ao longo da história da Seleção Brasileira o uso da cor vermelha, além de não ser inédito, veio antes do tradicional manto verde e amarelo.
Com informações da Gazeta do Povo.