A FourFourTwo, revista inglesa especializada em futebol, atualizou nesta quarta-feira o seu ranking dos 50 melhores técnicos do mundo. E Abel Ferreira aparece em 22º lugar. O comandante do Palmeiras está à frente de treinadores de clubes europeus como: Paulo Fonseca, do Milan, da Itália, Enzo Maresca, do Chelsea, da Inglaterra, Vincent Kompany, do Bayern de Munique, da Alemanha.
Também terminou acima de nomes da América do Sul, como Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, da Argentina, Marcelo Bielsa, comandante da seleção uruguaia, e Fernando Diniz, do Cruzeiro.
Ao justificar a posição de Abel Ferreira, a publicação cita o estilo de jogo imposto no Palmeiras e o futuro do técnico “seja na América do Sul ou na Europa”.
– Abel pode não ser um nome familiar para a maioria dos torcedores europeus, depois de passar quatro anos no Brasil pelo Palmeiras, onde venceu duas vezes a Série A e duas vezes a Libertadores – diz o texto.
– O técnico de 45 anos teve antes passagens de sucesso pelo Paok, na Grécia, e no Braga, em seu país, Portugal. Um técnico que prioriza transições rápidas, diretas da defesa ao ataque, Ferreira tem um futuro empolgante, seja na Europa ou na América do Sul – completou.
Desde o fim de 2020 no Brasil, Abel Ferreira vai completar no início de novembro quatro anos de trabalho no Palmeiras.
Ele soma dez títulos e conquistou no início deste ano o posto de maior campeão entre treinadores do Verdão, ao lado de Oswaldo Brandão.
Foram três Paulistas (2022, 2023 e 2024), dois Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023), uma Recopa Sul-Americana (2022) e duas Libertadores (2020 e 2021).
Por GE