Por Agência de Notícias RBN
Fonte: Bahia.ba
Foto: Leandro Aragão/bahia.ba
A Seleção Brasileira vai voltar a Salvador. Cinco anos depois, os baianos vão assistir o Brasil jogar na Arena Fonte Nova. O time comandado por Dorival Júnior vai enfrentar o Uruguai, no dia 19 de novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A partida será a última da Seleção no país neste ano.
A CBF receberá a Fonte Nova com 20 dias de antecedência para preparar todo o estádio para o confronto. O último confronto do Brasil em Salvador foi pela Copa América de 2019, quando o Brasil empatou com a Venezuela por 0 a 0.
Reinaugurado em 2013 para receber jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, a Arena Fonte Nova é um dos principais estádios do país. Desde então, a arena recebeu já mais de 9 milhões de pessoas e mais de 800 eventos, se consolidando como cenário esportivo e cultural do país. A estrutura antiga do estádio Octávio Mangabeira foi implodida em agosto de 2010 para, dois anos depois, ceder lugar à moderna Fonte Nova.
O primeiro jogo da Seleção após a inauguração da arena foi na Copa das Confederações em 2013, em um grande confronto entre Brasil e Itália. A Seleção venceu por 4 a 2, com gols de Neymar, Fred (duas vezes) e do baiano Dante.
Na Copa do Mundo, o estádio ganhou o apelido de “Fonte dos Gols” pelos fãs do futebol no mundo inteiro pelos jogos emocionantes. Os torcedores comemoraram 24 gols durante o Mundial no estádio de Salvador, o mais bonito deles marcado pelo holandês Van Persie na goleada, de virada, da Holanda sobre a Espanha, por 5 a 1.
No ano seguinte, o Brasil voltou a jogar lá. O time comandado por Dunga venceu o Peru por 3 a 0.
O estádio recebeu a Seleção na Copa América de 2019. Na ocasião, a Seleção empatou com a Venezuela por 0 a 0. A Fonte Nova recebeu cinco jogos da competição na ocasião.