Por Agência de Notícias RBN
Em mais uma ação inovadora, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) do município de Glória, se estabelece na vanguarda do sertão ao gerenciar parte de sua educação pública através de um Sistema de Avaliação Educacional próprio, o GLORIAVALIA.
O sistema de avaliação é coordenado pela equipe pedagógica, que elabora os planejamentos anuais das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, vinculando seus livros didáticos aos objetos de conhecimento presentes na matriz da BNCC. Esses planejamentos permitem a elaboração, aplicação e análise de simulados próprios, com muitas questões autorais, baseadas nas habilidades extraídas dos livros didáticos adotados pela rede municipal.
Cada aplicação conta com reuniões envolvendo professores, coordenadores e técnicos da SEDUC para orientação, troca de informações e sugestões para melhorar o desempenho e a educação de nossos estudantes. Assim, trabalhando juntos, Glória atinge expressivos números nos índices de aprendizagem e continuará crescendo com essa linha de pensamento.
A criação de um sistema próprio de avaliação está prevista no Plano Municipal de Educação (PME), um dos pontos centrais da atual gestão municipal. Com a inclusão das etapas até agora excluídas das avaliações, será possível completar o diagnóstico sobre o rendimento dos estudantes.
Leia mais…
Glória (BA): Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos
O Ministério da Educação (MEC), dia 06 de junho, lançou o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, onde possibilitará aos municípios meios à redução do analfabetismo e a baixa escolaridade da EJA, retomando com os programas de Alfabetização, Projovem Urbano e Campo, o PNLD da EJA, entre outros que tragam melhorias na formação de professores, benefícios para os estudantes e reestruturação da EJA.
O ministro da Educação enfatizou que não podemos mais viver com uma população que possuem 1/3 da população sem ter concluído o ensino fundamental. E de forma integrada e intersetorial assume o compromisso para que essa educação fique numa situação igual aos demais etapas de ensino, serão investido mais R$ 4 bilhões. Bem como um PDDE/EJA e um Ambiente Virtual (CadEja) integradas com a saúde e o trabalho e emprego, etc para a EJA.
O município de Glória nesse contexto, parabeniza e sente-se honrada por este pacto, numa parceria que não mediará esforços para que essas ações venham “Realizar sonhos adormecidos!”