Por Agência de Notícias RBN
De 19 a 23 de maio, a população de Paulo Afonso vai viver uma experiência única – o Simulado de Evacuação de Área no Complexo Hidrelétrico Paulo Afonso, uma atividade realizada pela Eletrobras Chesf, atendendo a legislação de Segurança de Barragens, nas cidades situadas às margens de represas, como é o caso do município e outras localidades. A ação é preventiva e cumpre as normativas previstas no Plano de Contingência (Plancon), realizado pela companhia em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, e não há motivo nenhum para a comunidade ter pânico.
Durante reunião realizada, na última quarta-feira (14), com representantes da Prefeitura e da Eletrobras Chesf, foi acordado os detalhes da operação, que teve início há cerca de um mês, quando os cadastradores percorreram as residências informando o procedimento.
“Ressaltamos a toda a população que não há motivo algum para pânico. O Simulado, bem como as outras ações do PAE, visam cumprir o que manda a legislação e disseminar na comunidade uma cultura de segurança e prevenção”, explicou Flávio Marcelo, gerente de Segurança de Barragens da Regional de Paulo Afonso.
Os simulados correrão de 19 a 23 de maio, em cada um dos bairros próximos às usinas.
Flávio explicou ainda que “o procedimento será realizado da seguinte forma: um carro passsará nas ruas com uma sirene e, ao escutar, as pessoas se deslocarão para os pontos de encontro destinados em cada bairro pelas equipes de segurança, onde serão recepcionados com água e instruções acerca do simulado”. Cada bairro e localidade terá um dia específico (confira nos cards).
Além dos simulados com a população, o Plancon compreende diversos outros pontos como a implantação de placas e sirenes, treinamento e capacitação de servidores, dentre outras medidas.
Com investimento de R$ 1,7 milhão, ampliação e requalificação da Escola Guiomar Pereira garante expansão do Ensino de Tempo Integral
Com o objetivo de melhor atender os alunos e expandir o ensino de tempo integral da Escola Guiomar Pereira, foi assinada na manhã desta sexta-feira (17), a Ordem de Serviço para o início da obra na unidade. O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, assinou o documento que prevê R$ 1,7 milhão em investimento na unidade escolar.
“É uma alegria muito grande. Todas as salas serão climatizadas e esses 1.400 alunos, assim como os que são do ensino em tempo integral com certeza terão um espaço ainda melhor. Essa unidade servirá de modelo para as outras. Seguimos com as reformas em várias unidades escolares”, diz o gestor.
Entre os serviços estão previstos a implantação de mais três novas salas, brinquedoteca, um novo refeitório, climatização e uma reforma completa nas instalações.
De acordo com o secretário de Educação, Flávio Henrique, é um momento de alegria. “Vamos fazer algumas novas estruturas de forma a adequar o colégio para o projeto escola em tempo integral para que a gente possa oferecer um serviço de primeira qualidade para os alunos e profissionais. O fardamento chegou e o kit de saúde bucal também e a partir de segunda já começamos a distribuição desses materiais nas unidades escolares”, ressaltou.
O momento, também foi apresentando os novos kits escolares para os alunos da educação especial que foram adquiridos. Ao todo, são 66 kits, que serão distribuídos nas escolas da rede. O material é composto por diversos brinquedos que contribuem de forma diferente para estimular o desenvolvimento neurossensorial.
“Agradecemos a Prefeitura e a Secretaria de Educação por esse grande investimento. Sabendo que esse investimento irá ser duradouro, porque fazer o melhor pela educação é o que garante que nossos alunos estejam em um ambiente apropriado, agradável e proporciona uma educação de qualidade”, explicou a Diretora da Escola Guiomar Pereira, Jucicleide Lima.
A formação da mesa ainda foi composta pela representante do Conselho Municipal de Educação, Emanuelle, e o representante do bairro, Gildvan. Eles ressaltaram o olhar da gestão pelo bairro e o compromisso com a Educação. Ainda estiveram presentes secretários, professores, diretores, alunos e comunidade em geral.
Campanha Nacional contra a Poliomielite tem início em 27 de maio e Dia D acontece em 14 de junho
De 27 de maio a 14 de junho, a Secretaria de Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite.
A imunização será destinada para crianças de 1 a menores de 5 anos de idade e a meta é vacinar no mínimo 95% desse público. Para receber a vacina é necessário levar cartão de vacina, CPF ou Cartão do SUS e estar acompanhando dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.
Durante o período, o público deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, de segunda a quinta, das 7h30 às 10h30, e das 13h30 às 16h30, e na sexta, das 7h30 às 12h30. O dia D acontecerá no dia 8 de junho nos postos de saúde.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução de risco de reintrodução do poliovírus do Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994.
Fonte/ Ascom-PMPA