Por Agência de Notícias RBN
Durante o período de 04 a 11 de maio, a Prefeitura Municipal de Glória, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, promoveu o mutirão de rastreamento do câncer de mama. Foram realizados mais de 730 exames de mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos, durante os atendimentos, foi realizado atualização do cartão de vacinação e atividades educativas de prevenção e AUTOEXAME do câncer de mama, foram abordados temas: prevenção câncer do Útero e Ovário e prevenção do Câncer de boca.
O caminhão de rastreamento do câncer de mama é uma ferramenta crucial na luta contra essa doença. Equipado com tecnologia de ponta, ele percorre diferentes comunidades, oferecendo exames de mamografia gratuitos para mulheres que de outra forma teriam dificuldade em acessar esses serviços. Essa iniciativa não só ajuda a detectar precocemente o câncer de mama, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido, mas também promove a conscientização sobre a importância do autoexame e dos exames regulares. O caminhão de rastreamento não apenas salva vidas, mas também desempenha um papel crucial na educação e no empoderamento das mulheres em relação à sua saúde.
“Desde o início da nossa gestão temos buscado firmar parcerias para garantir uma saúde pública de qualidade e acessível a todos em nosso município. Realizar o mutirão de mamografias é sem dúvidas uma vitória, pois é através dele que conseguimos identificar e tratar o câncer de mama precocemente. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria e reafirmamos o nosso compromisso em continuar trabalhando pelo povo Gloriense”, comentou o secretário da saúde, Flávio Souza.
Outras Informações de Glória (BA)
No último dia (14) de maio, os Professores de Educação Infantil, participaram do 2º Módulo da Formação Continuada em Educação Digital, o encontro aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação, com o Professor Tássio Gonçalves.
Vivemos em uma era onde a tecnologia permeia todas as esferas da vida, e a educação não pode ficar para trás. A incorporação de tecnologias digitais no ambiente educacional permite ampliar as possibilidades de ensino. Dessa forma, ele se torna mais dinâmico, acessível e alinhado com as demandas da sociedade contemporânea.
Estudantes das Escolas do Ensino Fundamental II, estarão participando da 2ª maior olimpíada do país, a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Durante dois meses os estudantes tiveram aulas com professores especialistas e estão preparados para esse grande desafio. A OBA premia com medalhas, programas de iniciação científica e vagas em algumas das melhores universidades do país sem a necessidade de fazer o ENEM.
A OBA tem como objetivo fomentar o interesse dos alunos pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
A Prova será realizada nessa sexta-feira dia 17 de maio, e toda Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação estão torcendo para nossos estudantes que não perdem um desafio.