Por Agência de Notícias RBN
Nos dias 14 e 15 de maio, a Secretária de Educação, Deusângela Campos Bacelar e as Coordenadoras , Rosemeire Nunes e Tasciella Carvalho, estarão em Salvador participando da Formação Continuada e Assinatura do Termo de Adesão para os municípios do Programa Escola das Adolescências.
A proposta do programa Escola das Adolescências está organizada em três eixos: Governança; Desenvolvimento Profissional; e Organização Curricular e Pedagógica. A iniciativa busca melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que expande e articula diferentes experiências formativas, na perspectiva da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.
“Nesse contexto, estamos entusiasmadas, pois, iremos construir uma política que olha também para os anos finais, pois é um momento muito importante para o desenvolvimento dos estudantes”, afirmou a secretária de Educação, Deusângela Bacelar.
Glória (BA) PROGRAMA ESTADUAL DO RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA – ESTRATÉGIA ITINERANTE
6° dia do mutirão no 10/05/2024 (sexta-feira), realizado o Rastreamento de Câncer de Mama com a oferta do exame de Mamografias Bilaterais para mulheres com idade prioritária de 50 a 69 anos, faixa etária de maior risco, foram realizadas na I Fase mamografias bilaterais, através de uma Unidade Móvel, com capacidade de realizar 140 mamografias por dia, 70 atendimentos no período da manhã e 70 atendimentos no período da tarde.
Atualização do cartão vacinal com oferta de vacina, palestras sobre o Autocuidado e Prevenção Câncer de Mama, Útero e Ovário e prática de AUTOEXAME. Palestra sobre câncer de boca.
Visita técnica foi realizada pelo Conselho Municipal de Educação – CME a Creche Maria Donatila
Na última quinta feira (9) de maio, uma visita técnica foi realizada pelo Conselho Municipal de Educação – CME a Creche Maria Donatila, a iniciativa faz parte do itinerário de visitas que estão programadas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, ao longo deste ano de 2024.
A presença do CME nas Escolas garante que cada vez mais o município qualifique o atendimento na etapa da Educação Infantil. Estar com tudo organizado e oferecer um bom atendimento às crianças é o foco.
Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal. Destacam-se cinco funções do órgão:
Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.
Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino.
Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres.
Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.