Por Agência de Notícias RBN
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19, o Ministério da Saúde divulgou nova estratégia de vacinação para crianças de 6 meses à menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) passando a fazer parte do calendário de rotina.
De acordo com os dados do MS, a vacina deve ser administrada da seguinte forma: 1° dose aos 6 meses, 2° dose aos 7 meses e 3° dose aos 9 meses. “Essa é a recomendação do Ministério da Saúde, então solicitamos a todos que levem suas crianças para atualizar a caderneta; isso é de extrema importância”, fala a coordenadora de imunização, Damaris Lopes.
Ela ainda explicou que recomenda-se a vacinação periódica contra a Covid-19 para os grupos prioritários de maior risco sendo: a cada 6 meses uma dose de reforço para gestantes e puérperas, pessoas imunocomprometidos (maiores de 5 anos) e idosos (mais de 60 anos).
A dose anual é recomendada para trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades (maiores de 5 anos), pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas privadas de liberdade (maiores de 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativa (maiores de 12 anos) e pessoas em situação de rua.